segunda-feira, 25 de julho de 2011

Na falta de inspiração: PÁGINAS DE UM DIÁRIO.....

A poesia é quase que um parto. Às vezes vem de maneira natural, às vezes exige intervenção... transpiração. Como estou sem poesia nas entranhas nos últimos dias, resolvi criar o espaço "Páginas de um diário". É lugar onde serão transcritos textos do meu diário pessoal, momentos de afeição-manuscrita. Tenho esse lugar-caderno desde o ano de 2000. Não escrevo todos os dias, mas escrevo sobre vida, afetos, traumas e medos.
Guardem segredo!!

Raphael Juliano
29 de novembro de 2010;

            O sonho da noite anterior dizia assim: Eram três velhos amigos que por longos anos trocaram experiências. Havia o mais ponderado, o extremista e o aventureiro. Eles viveram tantas coisas juntos que decidiram fazer um canto, construir um castelo que guardasse seus corações da mesquinhez da humanidade.
            Era um lindo castelo! Dava de frente para o mar. A brisa era leve, fácil de respirar. As pedras usadas na construção eram de um marrom nebuloso. Em todos os quartos havia sacadas espaçosas com jardins cheios de azaléias. A sala de jantar era robusta, feita em boa madeira. No centro da sala de estar havia três poltronas antigas, acostumadas a se reclinarem conforme a necessidade de seus mestres. Uma lareira embelezava o lugar.
            Aquele castelo possuía um orquidário, feito pelo ponderado. Ali era um espetáculo de cores e beleza. A arquitetura de cada pétala revelava a grandiosidade da criação.
            O extremista se deleitava na sala de cinema. Ali vivia seus fantasmas, tudo aquilo que não pôde ser. Um mundo à parte só prá ele.
            O aventureiro tinha sua discoteca. Seu universo pop de transgressão e esquecimento.
            A biblioteca era um espaço comum. Escadas imensas ajudavam no alcance às inúmeras estantes. Passavam horas ali. Ali eram Pessoas, Drummonds, Adélias, Quintanas.... Outro mundo.
            Ah, que castelo! Era um depósito de felicidades! Sonho de onde não se quer acordar. E lá Deus os olhava distraidamente.
Simile simili cogniscitur!
Similis simili gaudet!
RJ

Um comentário:

  1. Olá Sr. R.J.
    Não imagina o quanto gosto das postagens antigas!
    Parece-me que "aqui jáz." rs
    Iremos amanhã, não é mesmo!?
    Beijo e até breve.

    ResponderExcluir