segunda-feira, 2 de maio de 2011

Bin Laden morreu, mas os Osamas estão vivos!

     É muito triste ver uma nação se alegrar com a morte de um homem. Creio que mesmo quando, licitamente (legalmente), o Estado de Direito mata um ser humano, não há razões para comemorações.
     Osama Bin Laden era , sim, uma representação do mal no inconsciente coletivo da América e da Europa. Não quero defendê-lo como uma simples vítima de assasinato, mas pensar nas consequências que serão geradas à partir de sua morte. E nesse ponto, digo aos americanos: não há motivos para comemorações!
     No islamismo Bin Laden morreu como um mártir. Agora ele está com suas setenta e duas virgens em alguma dimensão espiritual que não sei deizer bem onde fica. Mas o fato é que nesse exato momento outros numerosos Obamas se levantam no Oriente tendo como motivação dois pressupostos básicos: seguir e retaliar.
     Ainda que Bin Laden não se explodiu em um ataque contra os "porcos yankes" (como diria um amigo,rs), ele morreu pela causa de seus comparsas, e não existe maior exemplo do que dar a vida pela causa que se defende. Fico tentando fazer uma comparação inútil entre o Al Qaeda e algumas filosofias e estilos de vida do Ocidente. Nós temos uma maneira estranha de encarar a morte. Temos muito medo, por mais que nos apeguemos a qualquer espiritualidade. Pelo menos a maioria de nós é assim. Eles não. São homens que vêem na morte um prêmio, uma maneira de se ligarem mais diretamente à sua religiosidade. E posso até observar uma espécie de galardão sexual nessa estória, afinal são setenta e duas virgens!
     O outro pressuposto é o da retaliação. Como os seguidores de Laden estão processando em suas mentes explosivas as comemorações americanas pela morte de seu líder?
     Existe um princípio básico dito por grande homens....Isaac Newton, Jesus: ação gera reação. Não existe dúvida de que a agressividade da ação dos milicianos de Obama produzirá frutos indigestos ao Ocidente.
     Qual o sentido em se comemorar a morte de Bin Laden? Qual o sentido em ocupar territórios no Oriente? Qual o sentido de tudo isso? Eu não posso responder a todas essas questões. E não quero cogitar aqui teorias de conspiração rasas. Eu ainda estou processando tudo isso, mas de algo já estou resolvido: depois desse Osama surgirão outros Osamas, mais dispostos e mais violentos. Vamos aguardar, porque esse é um princípio simples: o que se planta, se colhe!

     Raphael Juliano
    
 

2 comentários:

  1. Se, como o autor do texto e tantos outros, disse " ação gera reação' , o que precisa aocntecer é um dos lado dar o braço a torcer. Serão os orientais? Não acredito. Os odidentais, duvido muito. E assim continuará a matança, e matança em nome de Deus.
    Tenho muito medo das certezas. Durante muito tempo ela foi minha companheira. Hoje prefiro as dúvidas. Pelas dúvidas dificilmente materemos ou morremos. Já pelas certezas... Matou-se no início do Cristianismo, com Paulo por exemplo. Matou-se na idade Média. E mata-se na chamada hipermodernidade. Tudo em nome de Deus.
    Tenho medo de religião. Embora saiba que o homem é um ser religioso. A certeza de que meu Deus é o verdadeiro acaba me privando da experiência do Deus do outro. E o qeu é pio, me faz matar aquele que não comunga meu Deus. Afinal ele cltua um Deus, segundo os meus paradigmas, falso.
    Chegará o dia sonhado por Jesus, e tantos outros profetas, " todos serão um só rebanho e um só Pastor."; Cristãos, Muçulmanos, Busdistas, Ateus, enfim todos os que " buscam a Deus de coração sincero"?
    deus não se alegrou com a morte dos primeiros cristãos, nem com a dos Judes,nem com a dos Muçulmanos, nem com aqueles que estavam no dia fatídico de 11 de setembro e também não se alegrou com a morte de Osama Bin Laden!

    ResponderExcluir
  2. Deveras, meu querido! Comungo de suas palavras.

    Obrigado pela visita e participação.

    ResponderExcluir