segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

DIÁRIO DE UM TIO 1



26 de dezembro de 2011;

No dia vinte e um  de dezembro de 2011, às 22h02min nasceu o pequeno Enzo, meu sobrinho amado.
Imediatamente no dia vinte e quatro embarquei para Montes Claros, deixando meu sobrado na Capital sob os cuidados do meu comparsa Fernando.
Grande surpresa para todos! Como foi bom sentir a fragilidade da vidinha de meu sobrinho em minhas mãos. As pessoas grandes gostam de caracterizar tudo com números. Não quero pensar em números. Quantos kilos, centímetros.... Enzo é lindo. Olhar sereno, cabelos sedosos revoltos. Os lábios são da família Juliano, formando um beicinho simpático. A pele é tão sensível! Peludo como o titio, até as orelhinas têm pêlos. O berro atesta que é um menino de pulmões saudáveis.
Fico em vígilia ao lado do berço, velando o sono do pequenino. Afago sua cabecinha quando ele faz caretas de sono ruim e fotografo quando ele sorri aos embalos de um sonho bom.
É uma vida nova. Ser tio é trazer à existência uma paternidade espiritual-afetiva que nos faz entender a dimensão do amor ágape. Do amor que vai além do eu!
Como já havia dito antes: é vida renovando vida. A árvore da vida..... gerando amor novo. Gerando perspectiva de eternidade aqui e agora, no nosso mundinho cheio de finitudes.
Quero ensiná-lo as coisas boas que aprendi em meus poucos anos de vida. Quero partilhar com ele o olhar de quem vê o mundo com poesia.
Quando temos um bebê ao colo percebemos como a adultice é chata e cansativa. Quero ensinar ao Enzo a ter paciência com as pessoas grandes.

Espero que vocês tenham paciência com esse novo diário. E se for difícil, leiam "O pequeno príncipe" e ao verem os desenhos aprendam a ver jiboias que engolem elefantes e não chapéus. Eis o mistério da infância: o olhar.

RJ

4 comentários:

  1. Lindo!!!!!Já passei por isso e é uma sensação que não se pode medir...de alguma forma, é um pouquinho de nós...
    Fabrícia.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Fá. Seja sempre bem vinda à esta blogosfera literária, rs.

    ResponderExcluir