domingo, 11 de março de 2012

DIÁRIO DE UM TIO 5


.
            Engraçado como nós seres humanos somos possessivos. Eu pensava nisso outro dia porque pensava nas futuras escolhas de Enzo, meu sobrinho. Lembrei-me que chegou o dia no qual tive que sair da casa de meus pais. Lembrei-me que chegou o dia que tive que embarcar nas estações da vida. Lembrei-me que deixei saudades e carreguei-as comigo. E apesar de ter lembrado meu percurso de caminhante da vida, pensei: "e quando meu bebê tiver que caminhar para suas estações?"
            Nós, na condição de tios, pais, mães, avôs, estamos preparados para apoiar nossos pequenos andantes em todas suas escolhas? Em todas as circunstâncias que os escolherão? Ou será que nós queremos nossos amados sempre atrelados às nossas companhias? Creio que muitas vezes construímos prisões afetivas para filhos, sobrinhos e netos. 
             Apesar de amar muito meu pequenino desejo que ele se torne um homem independente. Desejo que ele faça suas próprias escolhas e que não se envergonhe nunca de partilhá-las comigo. Desejo que se alguma circunstância má o apanhá-lo, que ele saiba que pode contar sempre comigo. Desejo que não existam segredos ou mentiras entre nós. Espero, que quando for necessário, que ele saiba que se tiver que voltar em alguma de suas decisões, que não haverá o porquê temer. Nobre é homem que se arrepende que volta atrás, que revê conceitos. E que eu estarei pronto para acolhê-lo.
            Sinto muito por todos que impõem decisões aos seus amados. Meus desejos nunca serão impostos. 
            Apesar de ainda ser tão pequeno e não ter noções sobre livre arbítrio, desde já espero que eu e ele construamos uma relação de liberdade. Sem posses, apesar de sermos humanos.

                                                                                                                                           RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário